domingo, 27 de fevereiro de 2011

esclarecimento

aos leitores
resolvi tirar do ar
motivo: email abaixo.

para quem quiser, posso enviar o conteúdo, particularmente
me mande email ( alamkenjiminowa@gmail.com)

abraços
alam



De: Juliana Laurino ( juliana.laurino@folhapress.com.br )
Data: 25 de fevereiro de 2011 12:52
Assunto: uso indevido - conteúdo Folha de S.Paulo
Para: "alamkenjiminowa@gmail.com"

Prezado senhor Alam,
Gostaríamos de informar que todo o conteúdo produzido pelas Redações do Grupo Folha, incluindo textos, fotos, colunas, artigos, ilustrações, vídeos, áudios e infográficos da Folha de S.Paulo, da Folha.com e do Agora São Paulo, está protegido por leis de copyright.
Constatamos que os blogs http://marcelogleiser.blogspot.com/ , http://contardocalligaris.blogspot.com/, http://annaveronicamautner.blogspot.com/ e http://angeli-chiclete-com-banana.blogspot.com/ , administrados pelo senhor, estão reproduzindo indevidamente diversos conteúdos do jornal Folha de S.Paulo.
A política da empresa não autoriza a republicação desse material em nenhum meio de comunicação, eletrônico ou impresso.
Por isso, solicitamos a imediata retirada desse conteúdo de suas páginas.
Atenciosamente,

Folhapress - Agência de notícias do Grupo Folha
al. Barão de Limeira, 401, 4º andar
01202-900 São Paulo SP Brasil
http://www.folhapress.com.br/

49 comentários:

  1. Engraçado. O papel da maioria dos jornais é a divulgação de informações mas o interesse em monopolizar é tão grande que alguns proíbem a postagem de simples notícias em um BLOG! No meu ponto de vista estas pequenas postagens servem até como marketing para o jornal (basta que o autor coloque as referências) e de nenhuma forma causará prejuízos para o mesmo!

    Espero que continue postando pois leio este blog com frequência.. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jumentinho isso ai é crime e contra as leis de direitos autoras até nos paises mais desenvolvidos tem isso

      plagio é crime

      Excluir
  2. faça postagens de outro jornal, o Estado abre alguma coisa e o Terra, o portal, também tem coisa boa. Mira em alguém que escreve bem e coloca.

    ResponderExcluir
  3. A questão é controversa. Pq você faz vem colocando os textos desses redatores. Faz bem para todos, mas acaba sendo uam espécie de pirataria. Não é?

    Tudo precisa ter um preço. Uma vez ou outra tudo bem, mas toda semana?

    Você tem boa intenção , o caso é que é preciso pagar pelas coisas, é a condiçao desse mundo. E se a Folha reclama é porque deve perder compradores de jornal para você. Sério, eu penso isso.

    ResponderExcluir
  4. Gleiser demonstraria muita nobreza de espírito, que lhe é característica, se a partir deste episódio, disponibilizasse semanalmente alguns textos em português, para a continuação deste espaço de divulgação de suas ideias, em respeito ao Alam, seu fã de longa data, e às centenas de seguidores deste blog.

    Conheço diversos blogs e sites que linkavam até aqui, e acho que com esta decisão da Folha de São Paulo, quem mais saiu perdendo foi o próprio Gleiser.

    Será que a Folha estava perdendo tantos leitores assim?
    Se estes leitores compravam o jornal só por causa da coluna de Marcelo Gleiser, então isto não seria um sinal de que o resto do jornal estaria mesmo precisando melhorar os conteúdos?

    ResponderExcluir
  5. Caramba, toda semana eu vinha aqui conferir o Blog!! Lia tudo..
    Uma pena!

    ResponderExcluir
  6. Esse é o Brasil... A divulgação da cultura e da informação é desestimulada e reprimida por leis que beiram o ridículo e o nefasto... NOTA ZERO, FOLHA DE SÃO PAULO... Estamos caminhando a passos largos pra uma "Idiocracia"... É exatamente por isso que esse país perde profissionais do gabarito de um Marcelo Gleiser... VERGONHA BRASIL... VERGONHA...

    ResponderExcluir
  7. Desculpe, mas não é de se pensar que o texto de Gleiser não tem um preço?

    Tudo que é cultura deve ficar aberto e de graça?

    Isso tira do autor o ganho. Gleiser deve ganhar além do que lhe paga a Folha. Mas e quem vive de publicar textos? Tem de se doar à humanidade assim como fazem os professores que recebem tão barato, pouco mesmo.
    Há que se pagar um preço pelo intelecto , pela sua produção quero dizer.
    Claro que, de vez em quando, um determinado site publica algo dele. Mas tudo?
    Eu vim aqui algumas vezes, achei bom, achei válida o que o dono deste blog faz. Mas pensei : se isso for disseminado o trabalho desse pessoal perde valor e vivemos numa sociedade em até o litro de leite é caro.
    Como é que ficamos nós que queremos cultura e nos é difícil pagar por ela? Como ficam os produtores de cultura? Tornar-se-ão abnegadas freiras, puras de tanta doação = e caridade?
    A folha é um nicho de trabalho para os muitos que produzem, mas faltam postos, há mais Gleiseres por aí...
    Criassem pequenos blogs = pagos , mas baratos - onde outros Calligaris pudessem publicar. Há muita gente boa que não tem acolhida na grande mídia.
    Um grupo de blogs, um grupo de leituras à procura de autores por cujo trabalho pagassem, mas menos , muito menos que à Folha.

    Desculpe se escrevi isso, mas é o que acho.

    ResponderExcluir
  8. Uma pena, realmente, mas "esclarescimento" é dose!

    ResponderExcluir
  9. Quer dizer então que este blog somente republicava textos da folha? Estou chocado, mas eu entendo a posição da Folha de SP.

    Via um monte de comentários de pessoas que achavam que este blog era realmente do Dr. Marcelo. Que pena.

    ResponderExcluir
  10. Pera aí pessoal!
    Marcelo Gleiser tinha conhecimento da existência deste blog, pois chegou a fazer comentários aqui, na época em que o Alam divulgou o lançamento do seu livro Criação Imperfeita, aqui no Brasil. Imagino então que ele concordava com o que estava acontecendo. Portanto, já que esta me parece ter sido uma decisão isolada da Folha, ainda acho que Marcelo adotaria uma solução inteligente, se resolvesse apoiar de alguma forma a continuidade deste espaço como divulgador de seus trabalhos.

    ResponderExcluir
  11. blá. blá, sem advogar p a editora.. é por essas e outras que prefiro o "mundo das idéias" de Platão. O conhecimento ñ tem preço, é de todos.

    hugo dias perpetuo

    ResponderExcluir
  12. A postura desse jornal vem se mostrando lamentável há muito...

    Os maravilhosos textos do Gleiser estão protegidos por uma senha de assinante uol.
    Uma postura no mínimo questionável para um jornal que se diz o maior do pais?

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma curiosidade, o arquivo desse blog datava de 1997 se não me engano, por que só agora resolveram proibi ou censurar! seja lá o que é for, aconteceu algum fato que a folha não gostou? lamentável, uma pena.

    ResponderExcluir
  14. Poxa, monopolização de conhecimento? gostava muito de ler as postagens de Marcelo Gleiser. Uma pena.

    ResponderExcluir
  15. Uma SUGESTÃO(Desculpe o que falar de "bobagem" porque sou leigo em Informática):
    1-Por que não dar continuidade ao Trabalho, abrindo este Espaço - Aproveitando o "Nome Forte" de Marcelo Gleiser, para "quem quiser enviar Material (Desde que devidamente Assinado-e como tal, com as devidas Responsabilidades, obviamente inclusive Legais,e com a Permissão do Prof. Gleiser, se ele concordar...-
    2-Manter um Moderador (Não para Censurar, mas para preservar o Nível do Blog)
    3-Se o Volume de postagem for "enorme", o que valerá dizer, de "Sucesso Total", que seja apensado a links (gratuitos a quem acessa) com recursos para administrar Volume e fazer Catalogações, etc...
    Não tenho noção dos custos, mas suponho que seria viável rateá-los com Amigos que pensam que a Informação de "Cultural É Fundamental" e que seriam Mantenedores-Amigos que se disponham disponibilizar recursos; mensalmente, ou de outro modo; "em nome de um Bem Maior, que é Divulgar Conhecimento. (E para render homenagem à Memória de Venícios de Moráis-Penso que é Ve; não vou conferir agora- tenho vontade de, plagiando-o, completar: "Os desinformados que me perdoem!")
    OBS:
    a- Se julgar a Idéia Válida, converse com amigos... Eles terão, seguramente, Sugestões a apresentar.
    b- Tenho noção de que também precisará de Assessoria de algum Amigo, Advogado, e Outros, de outras Áreas.
    c- Os Mantenedores, não devem ter nenhum privilégio, quanto ao Livre Exercício da Moderação e/ou quaisquer outros aspetos de Postagem ("Não se trata de fazer um Site Rateado, com finalidade de clube...")

    PS: Em comentário futuro, estarei enviando versos, de minha Autoria: Ah, Sim!" Não esqueça de "Abrir espaço aos Poetas"... Rsrsrsrs...
    Oldemar Alves de Souza.

    ResponderExcluir
  16. amigos, isto é a Falha de São Paulo
    ou seja PIG (partido da imprensa golpista

    http://falhadespaulo.tumblr.com/

    http://desculpeanossafalha.com.br/

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_da_Imprensa_Golpista

    ResponderExcluir
  17. conhecimento não deveria ter preço.

    simples assim.

    ResponderExcluir
  18. Pra mim, uma produção cultural JAMAIS perde seu valor. O conhecimento nasce com valores próprios, independente de quem lê e dura quanto tempo tiver de durar. Um exemplo disso é Paulo Coelho, que disse em entrevista que havia disponibilizado algumas de suas obras em PDF na internet.

    Se eu não quero comprar um livro eu não o comprarei porém se eu tiver acesso a esse livro e gostar, eu posso tanto comprá-lo quanto dizer para alguém que este livro é bom! Desse modo, a obra não perde seu valor. Quem não compraria o livro agora tem acesso a ele e pode comprá-lo ou divulgá-lo.

    ResponderExcluir
  19. Completamente ridículo já que o blog não tem fins lucrativos.

    Mais uma vez a ideologia do trabalho/lucro cerceia a divulgação de conhecimento.

    BOICOTEM A FOLHA!!!

    PS: duvido que os autores se opusessem a tal divulgação.

    ResponderExcluir
  20. Na verdade, a coluna do Marcelo Gleiser, na Folha, é tradução de sua coluna no site http://www.npr.org/blogs/13.7/, que sai sempre antes.

    ResponderExcluir
  21. Mas onde fica a "aprendizagem colaborativa", a "rede de informações universais" e outros jargões da internet que versam sobre o compartilhamento de informações? Que é isso que acontece em pleno século XXI? Mais uma demonstração do poder dominante dos hipócritas? Não só eu estou chocada, mas todos os leitores deste blog....

    ResponderExcluir
  22. Lamentável.
    Acompanho(ava) astronomia através de quatro URLs: o "Eternos Aprendizes", a seção de Ciência da Folha de SP, este blog aqui e o de Duilia de Mello no site de O Globo.
    O primeiro (o melhor em profundidade temática) foi descontinuado por falta de incentivo (leia-se leitores e patrocínio), a seção da Folha é bastante atualizada mas é superficial e cheia de erros, este blog está FECHANDO e o de Duilia não é dinâmico o suficiente.
    Isto tudo desestimula a formação de conhecimento e de conhecedores e é um desserviço à divulgação científica. Entendo que o jornal impresso está agonizando e tentando defender seu território, mas eu, por exemplo, moro na roça, onde o jornal não é vendido e os poucos assinantes daqui sempre reclamam que os exemplares não chegam regularmente - fora que a assinatura da Folha é CARÍSSIMA demais para só valer os artigos SEMANAIS do Gleiser.
    Soluções (?):
    1. Alguém se dispor a continuar o trabalho de Alam, em outro site e a revelia (sites-espelho)...
    2. Comprar/assinar o Folha;
    3. Pedir uma posição de Gleiser (lembrando que ele também tem interesse comercial no fechamento do blog, não só pela Folha, mas pela posterior e já tradicional compilação dos artigos na coleção Micro Macro);
    4. Traduzir os artigos do http://www.npr.org/blogs/13.7/ (será que vão receber o e-mail da Folha também? - alô, coerência);
    5. Deixar um pouco o Gleiser de lado e começar a conhecer outras fontes (brasileiras e estrangeiras). Pena, pois Gleiser é referência nacional na área.
    Eu já tomei minha decisão.

    ResponderExcluir
  23. Poxa, eu era leitor assíduo daqui! A Folha deveria liberar então pras pessoas lerem na internet... só liberam pra assinante?

    Se querem forçar as pessoas a comprar o jornal impresso, então pelo menos publiquem na internet de graça o artigo com algumas edições de atraso... Que mal tem?

    Os jornal impressos vivem seu ocaso. Parem de lutar contra a maré e entrem no século XXI. O mundo é digital, jornal em papel é coisa do século passado.

    ResponderExcluir
  24. Será mesmo que a unica solução para tal caso seria a "imediata retirada desse conteúdo de suas páginas"?

    O blog não tinha fins lucrativos. E, pelo que parece, o próprio Gleiser tinha conhecimento sobre tal blog...

    Mesmo para quem reflete sobre a necessidade de quem produz, receber por isso, não pode negar que a atuação da Folha aqui foi, no mínimo, passível de discussão...

    ResponderExcluir
  25. Conhecimento e cultura devem ser compartilhados. Lamentável essa postura da "Falha de São Paulo". Essa capitalização dos conteúdos científicos e culturais hoje é a maior barreira ao acesso ao conhecimento.

    ResponderExcluir
  26. Nem o portal deles acessarei novamente.
    Lamentável esse desserviço de informação.

    ResponderExcluir
  27. Poxa que pena, lamentavel este episodio da Folha de S.Paulo, um jornal que deveria ser o maior incentivador de divulgação do conhecimento tomar uma atitude desta no minimo perdeu o pouco prestigio que ja tinha de leitores do blog, realmente uma perda. =\

    ResponderExcluir
  28. Hummmm.... CENSURANDO a ciência.

    Parabéns Folha de São Paulo.
    Eu sou assinante da folha por mais de 20 anos...
    Acho que chegou a hora de cancelar a assinatura.
    Infelizmente...um jornal desse porte...CENSURAR a ciência...é uma pena.

    Se o Blog fosse sobre a cultura inútil...com certeza teria até o apoio do jornal.
    mas como a informação que era discutida ou comentanda sobre a ciência nesse blog tem que ser CENSURADA.

    Se a Folha de São Paulo, precisa CENSURAR a cultura útil...por dinheiro...
    Realmente, Gostaria que o professor ignorasse a Folha e cancele sua coluna.
    Um professor desse nível não precisa de uma coluna em um jornal barato.

    Com total desapontamento e decepção... fica registrado o meu comentário.

    É uma pena...que alguns hackers apenas ajudam a cultura inútil.
    Bem que alguém poderia ajudar com alguma coisa.

    Poderemos testar a capacidade do jornal...afinal se ele quer ser o dono da verdade...com tudo que é publicado...podemos fazer eles gastarem um pouco com segurança digital.
    Só um apelo e uma idéia para ajudar a informação cultural ÚTIL.
    Não precisamos invadir nada ou atacar...apenas criar muitos blogs.
    vamos usar a mesma ferramenta que o jornal usa...
    A folha pode controlar um, mas não a massa.
    Vamos testar essa tal juliana...até onde ela pode ir.
    juliana.laurino@folhapress.com.br

    esse é só o começo.
    Desculpe, mas estou muito chatiado e triste com essa atitude de um jornal que realmente...não dá para ler mais.

    ResponderExcluir
  29. E aí juliana?! você conheçe essa lei?
    Realmente não sei como você conseguiu,mas da mesma forma que o caderno Ciência do jornal folha de são paulo usa esse direito para publicar matérias...nós podemos usar o mesmo direito...sabia?

    Pense antes de "pensar" que o seu jornal te dá direito de ser a dona da verdade.

    Obrigado.

    tenho certeza que não houve nenhuma falta de respeito ou difamação por parte deste blog.
    Tenho certeza que a fonte e o autor dos assuntos publicados respeitou essa lei.
    Infelizmente...Juliana, a sua capacidade de compreensão é muito limitada.
    Antes de querer apareçer com esse tipo de atitude, Juliana e Folha, vocês deveriam pensar mais o que realmente pode ser importante.

    Obrigado.



    Em outra face vamos ver que art. 46 da Lei citada permite que a cópia, de determinados trechos da obra, para uso privado de quem copiou, ou a publicação de notícias, artigos, publicados em diários ou periódicos e discursos proferidos em público, podem ser reproduzidos em outros meios de comunicação desde que seja mencionado o nome do autor, e de qual publicação foram transcritos.

    fonte:
    http://jus.uol.com.br/revista/texto/2374/os-direitos-autorais-e-a-www

    ResponderExcluir
  30. Para a Juliana laurino do grupo folha.




    Em outra face vamos ver que art. 46 da Lei citada permite que a cópia, de determinados trechos da obra, para uso privado de quem copiou, ou a publicação de notícias, artigos, publicados em diários ou periódicos e discursos proferidos em público, podem ser reproduzidos em outros meios de comunicação desde que seja mencionado o nome do autor, e de qual publicação foram transcritos.

    fonte:
    http://jus.uol.com.br/revista/texto/2374/os-direitos-autorais-e-a-www

    ResponderExcluir
  31. Quem teme a singularidade?
    Só falta a Folha de São paulo pensar que é dona da pergunta....
    pois é...

    A pergunta foi publicada no jornal Folha de São Paulo em 27 março de 2011.
    na realidade foi hoje mesmo.
    Na coluna do Professor Marcelo Gleiser.

    Kurzweil pode estar certo ou errado, mas com certeza...ele não tem uma coluna em um jornal que LIMITA a informação.

    De singularidade ou não....algo tenta se tornar SINGULAR.
    O abuso da Folha de São Paulo em querer ter o domínio de algo que esse jornal jamais irá atingir.

    Me pergunto...será que o Ricardo Bonalume Neto tem autorização para escrever sobre a experiência de 50 anos atrás...feita pelo bioquímico Stanley Miller ?!
    A revista Science... pode querer fazer o mesmo com a folha de sp?
    Ou o simples fato de colocar a origem e o autor como referência...dá o direito do jornal ser o dono da matéria?

    Pois é...
    Tem uma mulher do Jornal Folha de São Paulo que não conheçe ás leis e está fazendo algo terrível.
    CENSURANDO a ciência.
    É isso aí...Juliana Laurino do Grupo Folha.
    O mesmo direito que você usa para publicar no caderno ciência...nós podemos usar para publicar onde quiser.
    Basta...respeitar o autor e a fonte de onde está obtendo a informação.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  32. A Folha é dona do que Marcelo Gleiser escreve? E o Marcelo Gleiser não diz nada? Tá estranho isso. Eu nunca assinei a Folha e não assinaria para ler dois ou três colunistas que valem a pena ser lidos nesse periódico que, convenhamos, é supermanjado por seus rompantes autoritários. Será que a Folha acha que para ler um dos seus colunistas é necessário assinar todo o conteúdo do jornal? Estão se achando mesmo. Se eu fosse você, Alam, não teria retirado o conteúdo do blog por causa de uma ameaça deslavada como essa. Esperava o Marcelo Gleiser se pronunciar a respeito.
    Abração
    Roberto

    ResponderExcluir
  33. Roberto C. Belli,
    Se coloque no lugar do Marcelo Gleiser.
    Toda uma carreira e seu conhecimento não podem correr nenhum risco por causa de uma "mulherzinha" que nem conheçe direito a sua própria função.
    Maior exemplo de ignorância não existe.
    Temos que ensinar ela conheçer sobre seu próprio trabalho...é lastimável, mas podemos fazer.
    Ela deve ter algum valor...caso contrário não estaria no cargo que ocupa dentro do grupo folha.
    Enfim...Não sabemos se o Professor foi vítima das letrinhas do contrato...aquelas que não lemos e assinamos sem saber.
    Enfim...
    Reativar esse blog seria besteira...iremos estragar a nossa única prova contra essa censura.
    O certo é criar um outro e-mail e criar outro blog.
    Infelizmente, não podemos alterar mais esse blog...apenas protestar e comentar.

    Não vamos esperar alguém se manifestar....vamos agir.
    No meu blog...estou fazendo alguns posts sobre o assunto.
    http://thebauketheory.blogspot.com/2011/03/o-brasil-e-engracado.html
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  34. Uma pena terminar este blog.
    Comprei os livros da Folha, de Marcelo Gleiser, através deste blog; e popularizava o cientista. Nosso país está tão mal em divulgação do conhecimento científico. Este blog ajudava muito.

    ResponderExcluir
  35. Que pena terminar o blog. =/


    Marceli
    http://dicadelivro.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Que coisa! Parece tão estúpido.
    Sinto muito ;(

    ResponderExcluir
  37. LAMENTÁVEL!!! Eu acompanhava as publicações e não vi nenhuma sem a citação da fonte. LAMENTÁVEL!!!
    Sem contar isso tudo que tantos já comentaram tão bem!
    Se Marcelo é um bom exemplo do que temos em Uma Mente Brilhante, ainda bem que não há quem pense em produzir um contraponto: Mentes Opacas, Embaçadas. Pensar pequeno é... Sem palavras.
    Abraço a todos,
    (youtube tem material bom com o Marcelo - Ah, e publicações feitas pelos próprios "donos da coisa". Por exemplo (BOM CITAR): TV do Itaú Cultural)

    ResponderExcluir
  38. Lamentável! esse é um bom motivo para NÃO assinar a folha...

    ResponderExcluir
  39. A folha era para se sentir lisonjeada de um dos maiores pensadores do nosso tempo ser um brasileiro e usá-la como fonte de pesquisa.
    Mostraria que ela é fonte relevante de informação, e acho ser essa a sua ideologia editorial.
    Pena ter me enganado por tanto tempo.

    ResponderExcluir
  40. Pois é, o conhecimento hoje em dia virou mercadoria mesmo...

    ResponderExcluir
  41. Quer dizer... só podemos ter acesso se pagarmos para a Folha... como o ser humano pode ser tão desprezível, vivemos em uma sociedade hipócrita e que cada vez mais dá valor ao dinheiro e não a informação!!! Folha que vergonha heim?!!! É nessas horas que tenho vergonha de dizer que sou brasileira... em alguns países todas as informações são disponibilizadas na internet para todo o mundo ter acesso!!!

    ResponderExcluir
  42. Caro Marcelo,
    Como advogado, e fã de suas publicações, sugeriria uma pequena diligência sua para colocar o conteúdo de volta. Primeiro, solicitar que o autor da notificação (que parede ser um modelo padrão feita por um estagiário) especificasse quais são as "diversas matérias" a que se refere, e que você, após revisar, não pode identificar matérias que infrinjam tais direitos. Apos resposta, remover aquelas matérias, ou sem a resposta em uns 60 dias, colocar o conteúdo de volta, justificado pela falta de interesse da outra parte em respondet e especificar. Caso naõ houver matérias julgo você teria direito a ser indenizado por danos morais. desejo sorte e ter o conteudo de volta cedo.

    ResponderExcluir